segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Pukará de Tilcara: o que eu gostaria de ter sabido antes de conhecê-lo II




Por Jackson Lima, Parte II
Republicada do Notas do Turismo


Veja! Na foto (2) apareço eu no Pucará de Tilcará junto a um "cardon". Na primeira foto, estou sentado em um banco com encosto e descanso feito da madeira do "cardon" na entrada do Pucará de Ticara (Confira os furinhos da madeira). Cardon é como se chamam os cactos gigantescos que se encontram nesta região sub-andina e de pré-puna, (o que é puna? Aguarde!) nesta altitude nas áreas de Quebrada. São tão onipresentes os "cardones" que eles têm sido a matéria prima para a construção civil desde a conquista espanhola e antes disso para a confecção de telhados pelos tilcaras e outros povos da região. Vigas, esteios, bancos de igrejas, altares todos construídos com a madeira do "cardon". Como os cardones são de crescimento lento, o Governo teve que intervir para evitar que os cardones entrassem em extinção. Para garantir a preservação dos cardones, a Argentina criou o Parque Nacional Los Cardones com 65 mil hectares em um território de serras e "quebradas secas" entre os 2.700 y 5.000 metros de altura. A entrada para o PN Los Cardones fica na estrada que leva a Cachi e parte da cidade de Salta, na vizinha província de Salta.

Eu realmente gostaria de ter sabido sobre a existência dos cardones. A primeira noticia que tive dos cactos da pré-puna sub-andina foi em um programa da National Geographic. Na minha lista do que há para ver antes de bater as botas ... desculpe, morrer, está a grandez e imponência dos cardones.

0 Comments: